Ruído

Ruído

Som consiste em vibrações de um meio material que se propagam com velocidade finita. No ar, o som consiste em ondas de compressão e descompressão que se propagam em CNTP a uma velocidade de aproximadamente 334 metros por segundo. Quando essas vibrações se encontram dentro de uma faixa definida de frequências elas podem ser ouvidas por ouvidos humanos.

O ruído é um fenômeno físico, ondulatório e periódico, resultante de variações da pressão em um meio elástico, que se sucedem com regularidade. O ruído pode ser definido como um som indesejável, que constitui uma causa de incômodo, um obstáculo à concentração e à comunicação. A capacidade auditiva humana apresenta valores diversos, mas em média pode-se afirmar que o ouvido capta sons desde 20Hz até aos 20 KHz, existindo uma gama de valores onde a sensibilidade auditiva é mais evidente: 500Hz e 6000Hz.

Segundo a Constituição Federal, “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. ” Com isso podemos tirar uma base para as demais leis que visam garantir a saúde e conforto de todos os usuários de locais atingidos por diversos sons e seus ruídos, zelando pelo bem-estar geral e funcionamento correto daquele ambiente.

A Segma leva esse trabalho muito a sério e conta com profissionais capacitados e equipamentos de primeira para conseguir medir e avaliar os ruídos ambientais de toda forma, ajudando a trazer um maior bem-estar, conforto e saúde aos usuários daquele local, seja urbano, residencial ou local de trabalho. Atualmente, utilizamos as normas técnicas da ABNT para realizar os monitoramentos:

> ABNT NBR 10.151 – Avaliação do ruído em áreas habitadas.

> ABNT NBR 10.152 – Níveis de ruído para conforto acústico.

Solicite orçamento