CALIBRAÇÃO

Segundo dados do Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia (Portaria n.º 232, de 08 de maio de 2012), CALIBRAÇÃO é a “operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir de uma indicação. Uma calibração pode ser expressa por meio de uma declaração, uma função de calibração, um diagrama de calibração, uma curva de calibração ou uma tabela de calibração. Em alguns casos, pode consistir de uma correção aditiva ou multiplicativa da indicação com uma incerteza de medição associada.”

Calibrar, de maneira mais simples, é comparar os valores das medições fornecidos pelo instrumento em questão com os valores padrões determinados pelo INMETRO, realizar os ajustes e/ou regulagens necessários e deixando o instrumento de medição em condições de utilização e em conformidade com a lei.

O objetivo da calibração é verificar se o resultado da medida obtida por um equipamento é compatível com a norma e se o mesmo está adequado para a atividade a que se destina, garantindo precisão e confiabilidade nos resultados. Deve ser realizada em todos os instrumentos de medição que tiverem influência na exatidão ou validade dos ensaios. Os resultados da calibração do instrumento de medição, expressos em um certificado de calibração, são importantes, pois fornecem informações válidas e úteis que podem auxiliar na tomada de decisões gerenciais, como por exemplo, para correções a serem realizadas no processo de medição.

O trabalho da calibração é autenticar o desempenho do equipamento em questão, usando diversos instrumentos de medição durante o processo. Com a calibração é possível garantir que os equipamentos consigam fornecer os resultados desejados de forma precisa e em conformidade com os padrões preestabelecidos, além de manter o nível de desempenho das máquinas, auxiliar nos requisitos de qualidade e ajudam a deixar os dispositivos sempre disponíveis da melhor forma possível.

Manter seus equipamentos calibrados e verificados é de extrema importância, pois isso garante o melhor funcionamento, precisão e, é claro, deixa-os alinhados aos padrões preestabelecidos. Por isso conte com uma empresa que está a 25 anos no mercado. A Segma está preparada para lhe atender com o que há de mais moderno em equipamentos de calibração, com seriedade, rapidez e profissionalismo.

A Segma é acreditada na ABNT NBR ISO / IEC 17025:2005 desde Outubro de 2010, sendo a entidade certificadora a REDE METROLOGICA DE MINAS GERAIS.
Atualmente estamos em processo de acreditação do nosso escopo junto ao INMETRO Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia.
Em breve, iremos garantir aos nossos Clientes um serviço de calibração com acreditação RBC
Trabalhamos de acordo com procedimentos interno seguindo as normas ABNT,CETESB.

555

Atuamos com:

  • Calibração dos equipamento de monitoração de atmosféricos;
  • Boquilha;
  • Termopar;
  • Gasometro seco;
  • Tubo Pitot.
Solicite orçamento